sexta-feira, 24 de julho de 2009

Relatório de aulas para Iniciantes: Metodologia Farah el Faghira


A MINHAS ALUNAS E SEGUIDORAS: Nomenclaturas foram adaptadas a minha maneira de ensino, visando uma melhor aprendizagem, com base em minhas experiências em aulas com muitas Mestras da Dança no Brasil.


OBJETIVOS GERAIS: Aprendizado da Dança Oriental, com ênfase nos trabalhos de Alongamento Postural, Fortalecimento, Equilíbrio e Coordenação Motora.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Movimentações de Braços e Membros Superiores para Soltura e Fortalecimento das articulações dos Ombros, Braços e Punhos;
Movimentações de Quadris e Membros Inferiores para Soltura e Fortalecimento das Articulações Coxofemoral e Joelhos;
Alongamento e Fortalecimento da Musculatura Abdominal e Dorsal para melhora Postural.
Resumo de Movimentações Aprendidas:
MEMBROS SUPERIORES:
Seqüência de Movimentações de Braços:
Tirando Suéter (cruzando braços a frente do Tronco);
Elevação dos Braços lateralmente ao alto;
Descida dos Braços com movimentação dos punhos ondulando;
Queda do Tronco à frente, inclinando-se;
Movimento de subida do tronco com charme, “colocando a meia-calça”, punhos ondulando;
Olhar a frente em movimento de surpresa, terminar a subida girando ombros trás.
Movimentações com braços em Serpente lateralmente;
Movimentações de Punhos em círculos, com variações nas posições de Braços.
Movimentos de Peito:
Redondos em Posição Vertical (em PE);
Redondos em Posição Horizontal (deitado);
Shimies de Peito, ênfase nas movimentações alternadas de Ombros frente e trás.
Trabalhos Com Véu:
½ Tufão à frente - troca de posição de Braços, transferindo o Véu a lateral;
Tufão – Girar o Véu ao redor do tronco;
Asa de Anjo parada ou em deslocamento – uma Mao apoiada na cabeça com Véu trás, a outra realiza o trabalho, levando o Véu à frente e trás, elevando em movimento circular o Braço e descendo tanto a frente quanto trás, lembre-se de usar a força para impulsionar o Véu;
Ventania – Movimentar o Véu à frente alternando Braço a cima e abaixo;
Tenda e Saída Maia – Véu aberto posição trás, unir duas pontas lateralmente, ficando dentro do mesmo, por dentro do mesmo, fazer a passagem da ponta que não tem a abertura, por baixo da ponta que possui a abertura, você ficara a frente, o Véu trás. Para a volta, faça o mesmo com o Véu por trás de seu corpo, eleve o Véu acima da cabeça.
Maneiras de Usar o Véu, entradas:
Beduína – Use o Véu cobrindo parcialmente seu rosto e corpo, mostrando Olhos
Deslocamento lento muito sensual deslizando suavemente ate chegar à posição desejada.
Escondendo o corpo – Para entradas mais lentas.
MOVIMENTOS MEMBROS INFERIORES:
Oito Maia para cima – Desenho da Figura em posição Vertical. Lateralizaçao do Quadril com Elevação do mesmo e retorno ao eixo, repetindo a mesma movimentação para o outro lado, aos poucos você deve arredondar o movimento em um ciclo infinito;
Oito Maia para baixo – Elevação do Quadril em seu eixo, lateralizaçao e descida do mesmo em lateral, retornando ao eixo e repetindo o mesmo do outro lado, aos poucos torne o movimento infinito, lembre-se da regra: Nesta movimentação não há torção de Tronco;
Oito Egípcio para trás – Desenho da Figura em plano Horizontal. Torção do tronco com transferência de peso deixando pés livres deslocando-se a diagonal, arredondando Quadril trás, transfere o peso para o outro lado e repita o movimento;
Oito Egípcio para trás – O mesmo procedimento anterior, no entanto, o movimento arredondado e lateralizado e para frente;
Redondos – Pequeno: realizado com os pés muito próximos, utilizamos a movimentação do Quadril, enfatizando os quatro pontos: Laterais, frente e trás. Na posição à frente, realizar leve contração Abdominal e trás, alongar Joelhos. Médio: utilizamos a movimentação sem contração Abdominal, separando levemente os Pés. Grande, afastamos muito as duas Pernas, deslocando lateralmente o Quadril, em seguida transferindo o mesmo a frente, lateralmente e ao passar para trás, há uma queda do Tronco à frente, podendo utilizar movimentações de Braços e punhos;
Shimie – Transferência de peso lateralmente, com acento forte, batida de Quadril, pode ser realizada também com transferência de Quadril à frente com contração abdominal e encaixe de Quadril e trás;
Balança – Contrario ao Shimie, o acento do Quadril e para baixo, para tal efeito, devemos flexionar o Joelho do acento e levar o Ilíaco em direção ao solo, deste movimento podemos utilizar a variação dele mais acelerado, chegando ao Reboladinho;
Tremido – Movimento para usar em tudo, desde Percussão a musicas variadas. Movimentação alternada de Joelhos em ritmo acelerado, causando uma vibração na região do Quadril;
Básico Egípcio – Movimentação lateral do Quadril, com acento em baixo, em primeira posição, isto e, com um PE à frente, movimentamos o Ilíaco, para cima e para baixo, podendo realizar um contratempo com um chutinho da mesma Perna para o lado oposto, um Quadril abaixo, um chutinho, dois Quadril novamente, daí surgem às variações: Podemos repetir o movimento girando em nosso eixo, em oito tempos ou em quarto tempos;
Camelo e Ondulação Pélvica – Utilizando quatro pontos, transferimos peso a frente com o Quadril, encaixamos o mesmo, retornamos a posição inicial e desencaixamos o Quadril, podendo ser realizado o movimento com primeira posição, em meia-ponta alta com deslocamento lateral e com giro no eixo.
CONCLUSÃO:
Inicialmente notamos uma certa dificuldade em movimentações sinuosas e redondos, também dificuldade em exercícios de Coordenação Motora e Força.
Trabalhando mobilidade e Soltura da região do Quadril e Membros Inferiores já há 80% de aproveitamento nas aulas, melhora inclusive em Equilíbrio, alem da Coordenação Motora e Trabalhos de Força.
Em casos de Dores na Região Dorsal, devemos trabalhar muito mais Alongamentos e Flexionamentos, favorecendo uma melhora geral em todos os Segmentos do corpo.
Nesta primeira etapa, podemos avaliar uma grande melhora em Trabalhos de Soltura para movimentos mais lentos e Sinuosos, em posições de Braços e trabalhos com as mãos. Através do trabalho em Segmentos, chegamos ao Corpo como um todo.
Minha proposta e trabalharmos nesta segunda etapa, movimentações de membros Superiores com Coordenação Motora de Braços para Abertura e Desbloqueio desta região, e também um trabalho intenso de Quadril para desenvolvermos novas movimentações em aulas!

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