sexta-feira, 24 de julho de 2009

QUEIMA CALÓRICA


Como nosso corpo gasta as calorias que provêm da alimentação?
Quem está disposto a fazer exercícios geralmente diz: "vou queimar umas calorias".Esta expressão tornou-se muito popular e é realmente estimulante, mas é bom entender melhor como nosso organismo gasta as calorias que absorve dos alimentos.São três as únicas maneiras para gastar calorias. A queima calórica ocorre no processo digestivo, durante a atividade física e através do metabolismo basal.Entende-se por processo digestivo todo o processo de liberação de enzimas e quebra de nutrientes para a geração de energia. Atividade física é todo o movimento que uma pessoa faz diariamente, desde um simples escovar de dentes até uma caminhada na esteira. E, finalmente, metabolismo basal é a quantidade mínima de energia necessária para manter nossa estrutura orgânica (musculatura, tecidos, ossos etc) e sinais vitais (respiração, batimentos cardíacos etc) intactos.Por incrível que pareça o fator que menos conta para a nossa queima diária de calorias é a atividade física, que representa pouco mais de 10% do consumo calórico total. Enquanto a digestão representa em torno de 20% e o metabolismo basal respeitáveis 70%.Fica fácil perceber então que o mais importante não é ficar se matando de treinar na academia, mas sim treinar da maneira mais correta para aumentar o seu metabolismo basal. Mesmo porque o nutriente mais utilizado quando se está em repouso é justamente a gordura, que é a fonte de energia mais calórica disponível no organismo.

A MELHOR MANEIRA DE QUEIMAR CALORIAS, é aumentar a inensidade de suas atividades fisicas, isto e, o esforço e a duraçao da atividade! Ate mesmo exercicios moderados aumentam seu metabolismo (queimando caloris) de 3 a 8 vezes apos o mesmo! ja que cada quilo de musculo requer 110-220 calorias para se sustentar e que a gordura e queimada quase que exclusivamente nos musculos, manter seus musculos torna-se crucial se voce deseja perder gordura!

Os exercicios requerem que voce use seus musculos, o que te permite manter ou ainda aumentar a quantidade de musculos que voce tem. Nao praticando a Atividade Fisica, voce ira perdendo musculos e reduzindo consequentemente sua habilidade de queima calorica!

Lembre-se que os exercicios podem lhe permitir aumentar sua massa muscular ao mesmo tempo em que voce esta perdendo gordura, e seu peso pode nao alterar. Voce ira aproveitar todos os beneficios de uma melhor proporçao gordura/musculo, e isso e o que importa.

pesquisas demonstram que pessoas que se exercitam regularmente tem muito mais enzimas que queimam gordura nos musculos do que pessoas que sao sedentarias.

Os beneficios dos exercicios vao muito alem da perda de peso. Um corpo em forma, responde muito mais habilmente do que um corpo com muita gordura.

Referências:
Prof. Fábio Pòmes graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP)
Metabolismo - Saga, Eportes e Reabilitaçao
Atualizaçao em Obesidade - FMU Sao Paulo
Cursos realizados por Farah el Faghira*Katia Abreu* CREF21571

Nenhum comentário:

Postar um comentário